O que é a Semana Polar Internacional

As regiões Polares sustentam uma rica biodiversidade e interferem de maneira direta no clima do planeta. Conhecer e preservar essas regiões é o que move os cientistas que desenvolvem pesquisa nas regiões polares. A Semana Polar é o momento de aproximar os cientistas polares da comunidade!

Todos os anos nos meses de maio e setembro organizamos uma semana onde intensificamos as atividades de divulgação junto à instituições de ensino. As atividades podem ser diversas, desde palestras por videoconferência até a organização de feiras. O objetivo principal é mostrar para alunos de todo o país, de todos os níveis, fatos e curiosidades sobre as regiões polares, como elas afetam o nosso cotidiano, as pesquisas que o Brasil realiza na Antártica e a importância da conservação desses ambientes.

A Semana Polar Internacional (International Polar Week) é um evento idealizado pela APECS internacional que mobiliza pesquisadores e educadores do mundo inteiro para desenvolver atividades relacionadas a ciência polar.

Buscamos inspirar crianças, jovens e adultos a entenderem a importância que a ciência polar tem para o planeta e para nosso cotidiano. A educação sem dúvida é a melhor ferramenta para construirmos um mundo melhor juntos.

Semanas Polares_edited.png

As inscrições para a XXVIII Semana Polar Internacional estão abertas até o dia 6 de abril!

Como faço para participar?

XXVIII Semana Polar Internacional (2022)
Formulários para a XXVIII Semana Polar - 25 a 29 de Abril de 2022 de 2022 (As inscrições disponíveis através dos formulários abaixo.)

Palestras virtuais em Instituições de Ensino

Se você é professor(a) ou coordenador(a) de alguma instituição de ensino (Educação Básica ou Ensino Superior) e gostaria de receber palestras virtuais / atividades para os(as) estudantes de sua instituição, preencha o formulário: Instituições.

Se você é pesquisador(a) polar e quer compartilhar suas experiências com estudantes da Educação Básica ou Ensino Superior, preencha o formulário: Pesquisadores palestrantes.

OBS. Como esse ano teremos as atividades virtuais e presenciais, vale ressaltar que é preciso que estudantes e professores que venham a participar na modalidade online tenham acesso à internet.