O que é a Semana Polar Internacional
As regiões Polares sustentam uma rica biodiversidade e interferem de maneira direta no clima do planeta. Conhecer e preservar essas regiões é o que move os cientistas que desenvolvem pesquisa nas regiões polares. A Semana Polar é o momento de aproximar os cientistas polares da comunidade!
Todos os anos nos meses de maio e setembro organizamos uma semana onde intensificamos as atividades de divulgação junto à instituições de ensino. As atividades podem ser diversas, desde palestras por videoconferência até a organização de feiras. O objetivo principal é mostrar para alunos de todo o país, de todos os níveis, fatos e curiosidades sobre as regiões polares, como elas afetam o nosso cotidiano, as pesquisas que o Brasil realiza na Antártica e a importância da conservação desses ambientes.
A Semana Polar Internacional (International Polar Week) é um evento idealizado pela APECS internacional que mobiliza pesquisadores e educadores do mundo inteiro para desenvolver atividades relacionadas a ciência polar.
Buscamos inspirar crianças, jovens e adultos a entenderem a importância que a ciência polar tem para o planeta e para nosso cotidiano. A educação sem dúvida é a melhor ferramenta para construirmos um mundo melhor juntos.

As inscrições para a Semana Polar Internacional XXIX-APECS-Brasil
já estão abertas!
Como faço para participar?
XXIX Semana Polar Internacional (2022)
Formulários para a XXIX Semana Polar Internacional - APECS-Brasil - 26 a 30 de Setembro de 2022 (As inscrições disponíveis através dos formulários abaixo.)
Palestras virtuais em Instituições de Ensino
Se você é professor(a) ou coordenador(a) de alguma instituição de ensino (Educação Básica ou Ensino Superior) e gostaria de receber palestras virtuais / atividades para os(as) estudantes de sua instituição, preencha o formulário: Instituições.
Se você é pesquisador(a) polar e quer compartilhar suas experiências com estudantes da Educação Básica ou Ensino Superior, preencha o formulário: Palestrantes.
OBS. Como esse ano teremos as atividades virtuais e presenciais, vale ressaltar que é preciso que estudantes e professores que venham a participar na modalidade online tenham acesso à internet.