XI Semana Polar Internacional

(Por Erli Schneider Costa e Kristen Shake)

Entre 15 e 22 de março a APECS-Brasil, juntamente com a APECS internacional, APECS Portugal e APECS Espanha, estará celebrando a XI Semana Polar Internacional! Este ano nosso tema base vai ser o "Mergulhando no Tratado da Antártica" porque teremos em Brasília, em maio a reunião dos países membros do Tratado! Abaixo seguem ideias para professores, estudantes e pesquisadores desenvolverem durante o período de atividades da Semana Polar Março 2014.

Você quer participar mas não sabe como começar? Que tal as sugestões de atividades abaixo? Vamos lá, junte-se a dezenas de escolas de todo o Brasil e depois nos conte como foi a participação e engajamento dos alunos! Lembrem-se de enviar fotos e relatos das atividades para apecsbrasil@gmail.com. 

 

Se você é um professor...

1) A integração da turma é indispensável! Então é bom começar conhecendo  as expectativas dos alunos sobre o tema! Um jeito bem divirtido é fazer um jogo com os estudantes! Escolha uma série de palavras (gelo, água, polo norte, polo sul, Antártica, Ártico, pinguins, ursos polares, focas, baleias, golfinhos, iglus, árvores) ou recorte de imagens e divida a turma em pequenos grupos. O mesmo número de tiras de papel em branco também será distribuido para que os componentes do grupo possam escrever novas palavras e incluir na brincadeira. Você também vai precisar de um globo ou um mapa impresso para cada grupo. Distribua as palavras (ou imagens) e as tiras de papel em branco entre eles e peça para que cada grupo posicione as imagens na região mais adequada - Ártico - Antártica ou fora das áreas (usar cola ou outra forma para fixar). Cada grupo deve fazer isso de maneira que o outro grupo não veja as respostas! Após alguns minutos os grupos irão apresentar o que fizeram e então fazer os acertos necessários! Vence o grupo com maior número de acertos!

2) Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o Ártico e a Antártica que tal fazer uma pesquisa na internet? Os mesmos grupos podem continuar trabalhando juntos e escolher um ou mais temas para a pesquisa! Alguns exemplos de temas sugeridos: Quais as principais diferenças entre a diversidade do Ártico e da Antártica? Quais os principais problemas que atingem estes ambientes? Quais as características da população humana que vive no Ártico? O que é e para que serve o Tratado da Antártica? O clima dos polos influencia o restante do globo? Qual a importância de estudar os polos? E sobre o  Brasil na Antártica? Será que os alunos sabem que existem brasileiros que fazem pesquisa na Antártica? Sabem quais são os principais temas estudados? 

3) Incrível! Agora os alunos devem estar ansiosos para conhecer mais e podem querer falar diretamente com um pesquisador que trabalhe no ambiente polar! Ok, você não conhece ninguém:-(... Nenhum problema nisso! Você pode entrar em contato com a APECS pelo e-mail: apecsbrasil@gmail.com e nós podemos indicar para você qual pesquisador está disponível para fazer uma palestra durante a Semana Polar! Caso você queira procurar diretamente a APECS internacional tem uma lista de pesquisadores de todo o mundo que estão disponíveis para participar! É o Cool Speaker! Clique aqui para acessar!

4) Caso você queira saber como os professores de outras instituições desenvolvem o tema em sala de aula sugerimos que acesse o informativo da APECS-Brasil onde publicamos os relatos enviados por professores de todo o Brasil! Acesse clicando aqui!

5) O tutorial desenvolvido para a X Semana Polar Internacional também está bem completo e dinâmico e pode ser uma fonte de inspiração para uma série de novas atividades na sala de aula! Basta clicar aqui e acessar!

Se você é um estudante...

Converse com seu professor e proponha atividades para serem realizadas durante a Semana Polar Internaciona! Depois nos envie as informações da sua escola, professor, alunos e turmas que participaram! Não esqueça das fotos!

1) Você é apaixonado pelos ambientes gelados como o Ártico e a Antártica e sabe muito sobre isso? Perfeito! Proponha uma palestra para seus colegas! Você será o professor neste dia! É um jeito simples de chamar a atenção de todos para a importância dos polos para o planeta! 

2) Não seria muito legal envolver várias turmas nas atividades da Semana Polar? Que tal propor uma Olímpiada do Conhecimento Polar? Muito trabalho? Não se você pensar o quanto será divertido! Será necessário contar com a colaboração dos professores de todas as disciplinas! Cada professor poderá elaborar umas cinco a dez questões e cada turma poderá realizar a disputa primeiro entre os alunos da turma e depois entre os melhores de cada turma! Os estudantes podem sortear as questões de uma caixa e a quando errarem duas questões são substituídos pelo próximo candidato. E para não dar problemas na hora da disputa, que tal arranjar a olímpiada por faixa etária? Assim não vai ser injusto com ninguém! E depois não esqueça de nos contar quem foi o vencedor de cada grupo!

3) As atividades para a sala de aula já estão definidas e não tem como incluir uma nova? Que tal coordenar um grupo de estudos sobre os polos? Você pode conversar com seus colegas e amigos e um espaço na escola pode ser usado para fazer as pesquisas! Você precisa de mais orientações? Entre em contato consoco: apecsbrasil@gmail.com! 

4) E para fazer em casa, com pipoca e muita diversão! Que tal uma sessão de Cinema Polar? Vários documentários estão disponíveis para download. Pesquisa abaixo de zero graus, da Ciência Hoje pode ser uma boa pedida. Claro que Procurando Nemo, a Marcha dos pinguins, Uma verdade inconveniente podem ser opções bem interessantes para iniciar uma discussão sobre o tema.  

Ideias para universitários e grupos de  pesquisa

1) Hospede um grupo de leitura sobre os polos ou a criosfera! Selecione alguns artigos para o grupo  ler e discutir sobre as tendências atuais da pesquisa polar e da criosfera. O Google scholar é uma ótima opção para iniciar as buscas sobre qualquer tópico relacionado aos polos. O site da APECS também é uma boa fonte de busca, começando pelos jornais que publicam temas polares e nas Discussões de literatura sugeridos pelos membros! Que tal você também publicar uma sugestão nestes links? 

2) Você tem um grupo de pesquisa polar na sua instituição? Organizar uma jornada de palestras na qual um  grupo faz apresentações curtas sobre o seu trabalho, seguida de uma sessão de perguntas pode ser atraente. Esta seria uma grande oportunidade para jovens investigadores praticarem suas habilidades de comunicação. É também uma ótima maneira para os grupos falarem sobre a pesquisa que eles fazem para o público em geral.

3) E que tal uma noite de cinema polar! Existem diversos documentários disponíveis como o "Chasing Ice" de James Balog. Outra sugestão documentário interessante é o planeta congelado BBc http://theadventureblog.blogspot.com/2014/01/video-imax-documentary-antarctica.html. Reúna seus amigos e colegas e talvez algumas delícias e aprender sobre a criosfera mudança.

E então, o que está faltando para começarmos juntos mais esta aventura?