Semanas Polares Internacionais

XIII Semana Polar Internacional - Celebre com a APECS-Brasil

 

 

 

Nos aproximamos de um momento de relembrar a importância do Polos (Ártico e Antártica) e dos Ocenaos para o Brasil e para o Planeta!Inscrições abertas para a XI Semana Polar Internacional! 

 

 

Escolas, professores e alunos da Educação Básica, alunos universitários,  de todo o Brasil podem saber mais sobre o evento e se inscrever clicand o aqui!

 

 

 

 

 

 

 

Veja um dos  exemplos que aconteceu na Escola Maria Commandolli em Rolim de Moura, na Amazônia! Após participação em três SPIs os alunos da escola desenvolvem atividades locais, incentivados por pesquisadores do Brasil, de Portugal e da Espanha, com o objetivo de melhorar o mundo no qual vivem. O projeto Amazônia vai ao Ártico e a Antáritca pode ser visto em detalhes  clicando aqui!

Para receber informações atualizadas preencha o formulário no final da página!

 

Anualmente a APECS-Brasil, em conjunto com a APECS internacional realiza atividades de integração da ciência com a comunidade em geral. As Semanas Polares Internacionais ocorrem sempre em março e em setembro de cada ano e contam com palestras de pesquisadores polares de renome do Brasil e do exterior, além de uma série de atividades que tem o objetivo de despertar o interesse para  a Antártica e o Ártico e, principalmente, fazer com que a população conheça a importância da pesquisa no país, não apenas a ciência polar. 

No Brasil já realizamos XII Semanas Polares Internacionais (SPI) sendo que durante a última SPI,  realizada em Setembro de 2013, a APECS-Brasil em conjunto com a APECS-Portugal, APECS-Espanha e APECS-internacional realizou o I Workshop de Desenvolvimento de Carreira da APECS-Brasil  transmitindo o evento via teleconferência para escolas de todo o Brasil. Também realizamos palestras via Skype com pesquisadores do Brasil, de Portugal e da Espanha para os alunos do Brasil e os pesquisadores brasileiros também fizeram palestras para alunos de Portugal. Palestras presenciais foram realizadas em vários estados brasileiros. Participaram diretamente mais de 10.000 alunos de Norte a Sul do Brasil, incluindo escolas da Amazônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul. Conseguimos reunir mais de 30 cientistas e mais de 20 escolas e despertamos também o interesse da mídia que divulgou em diversos pontos as atividades e a importância da pesquisa.

Atualmente estamos preparando a XI SPI, entre 15 e 22 de março, também em conjunto com Portugal e Espanha. Esperamos atender ao dobro de alunos para que durante a X SPI possamos envolver mais de 10.000 alunos brasileiros nas nossas atividades presenciais e à distância. O tema da nossa Semana Polar Internacional de Março de 2014 tvai discutir a importância da preservação do ambiente antártico. Iremos priorizar as discussões sobre o Tratado da Antártica pois a próxima reunião consultiva do Tratado irá acontecer aqui no Brasil, em maio de 2014! 

Vale ressaltar que as SPIs  ocorrem concomitantemente em todo o mundo e envolvem pesquisadores e educadores nos mais diversos níveis de suas carreiras, que apresentam palestras presenciais e via skype e desenvolvem nas escolas de todo o mundo atividades práticas de difusão da ciência. O público alvo das SPI são estudantes de Ensino Fundamental e Médio e professores de todos os níveis de ensino. Entre os objetivos encontra-se desenvolver no cientista que participa das atividades o gosto pela divulgação das suas pesquisas, treinando a capacidade de se expressar melhor. As escolas, alunos e professores dos diversos níveis que participam das atividades percebem que a ciência não está tão distante de suas vidas e, principalmente, vêem uma nova oportunidade de aprender, de forma integrada e conversando diretamente com o cientista, que muitas vezes parece um ser intocável!

APECS-Brasil

Desculpe o transtorno, site em atualização. Desenvolvido por APECS-Brasil.