Semanas Polares Internacionais: A formação de pesquisadores/educadores e de educadores/pesquisadores

Este projeto  tem como objetivo principal integrar educadores e pesquisadores nos processos decorrentes da difusão e comunicação da ciência e, desta forma, incentivar a formação dos futuros líderes em ciência e educação do Brasil, nossos estudanete. Por meio de Oficinas de Formação, para educadores e pesquisadores pretende-se discutir a importância da comunicação da ciência para ambos os atores da educação. O envolvimento entre os educadores e pesquisadores irá possibilitar o desenvolvimento de material didático específico para uso em sala de aula e em outras atividades não formais de Educação. As Semanas Polares Internacionais irão proporcionar a prática das atividades desenvolvidas durante as Oficinas de Formação, diretamente com os alunos e divulgar e desmistificar a ciência e o fazer ciência, usando como tema base a Ciência Polar. Os educadores serão convidados a desenvolver atividades com cunho científico com seus alunos enquanto os pesquisadores em início de carreira (estudantes de graduação, mestrado, doutorado e nos anos iniciais após o doutorado) serão direcionados a compreender a necessidade de difusão da ciência que realizam e, com o apoio dos educadores, que são mestres na arte de transmitir o conhecimento, os pesquisadores irão realizar atividades em sala de aula, como palestras. O envolvimento entre os educadores e pesquisadores irá possibilitar o desenvolvimento de material didático específico para uso em sala de aula e em outras atividades não formais de Educação que pretendemos seja utilizado em todo o Brasil e exterior.

Plano de trabalho resumido

Realização de 4 Oficinas de Formação integrando Educadores e Pesquisadores;

Realização de 4 Semanas Polares Internacionais integrando Educadores, Pesquisadores e Estudantes do Ensino Fundamental e Médio;

Desenvolvimento de material didático, pelo menos 20 vídeos com experimentos práticos; 

Desenvolvimento de pelo menos 20 atividades multidisciplinares para uso em sala de aula;

A cada Oficina de Formação elaboração de um tutorial para ser amplamente distribuído para que as práticas realizadas nestas oficinas possam ser realizadas em outros estados

Atualização e manutenção de web-site com os principais resultados da proposta (inserido no site oficial da APECS-Brasil - www.apecsbrasil.com/proje/peep) 

Atividades para educadores e pesquisadores que participarem da proposta

Questionário individual de avaliação situacional - resposta obrigatória para todos os participantes. A ser realizado no primeiro semestre de atividades.
 
Questionário para os alunos - aplicação e envio do material para os coordenadores do projeto de responsabilidade dos participantes. Atividade obrigatória. A ser realizado no primeiro semestre de atividades.
 
Participação presencial ou à distância das 4 Oficinas de Formação previstas - os custos serão pagos pelo projeto. Participação obrigatória (virtual ou presencial) em pelo menos 3 Oficinas.
 
Auxílio na elaboração das atividades durante as Oficinas de Formação, com sugestão de atividades práticas e outras.
 
Apoio para realização das semanas polares internacionais - uma após cada Oficina de Formação.
 
Teste das atividades sugeridas com os alunos durante as Semanas Polares Internacionais.
 
Envio de relatório incluindo atividades realizadas e número de alunos envolvidos, com ilustrações, para os coordenadores do projeto. Um relatório por semestre.