Educadores

11/11/2014 10:05

Se você é um professor...

1) A integração da turma é indispensável! Então é bom começar conhecendo  as expectativas dos alunos sobre o tema! Um jeito bem divertido é fazer um jogo com os estudantes! Escolha uma série de palavras (gelo, água, polo norte, polo sul, Antártica, Ártico, pinguins, ursos polares, focas, baleias, golfinhos, iglus, árvores) ou recorte imagens e divida a turma em pequenos grupos. O mesmo número de tiras de papel em branco também será distribuído para que os componentes do grupo possam escrever novas palavras e incluir na brincadeira. Você também vai precisar de um globo ou um mapa impresso para cada grupo. Distribua as palavras (ou imagens) e as tiras de papel em branco entre eles e peça para que cada grupo posicione as imagens na região mais adequada - Ártico - Antártica ou fora das áreas (usar cola ou outra forma para fixar). Cada grupo deve fazer isso de maneira que o outro grupo não veja as respostas! Após alguns minutos os grupos irão apresentar o que fizeram e então fazer os acertos necessários! Vence o grupo com maior número de acertos!

2) Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o Ártico e a Antártica que tal fazer uma pesquisa na internet? Os mesmos grupos podem continuar trabalhando juntos e escolher um ou mais temas para a pesquisa! Alguns exemplos de temas sugeridos: Quais as principais diferenças entre a diversidade do Ártico e da Antártica? Quais os principais problemas que atingem estes ambientes? Quais as características da população humana que vive no Ártico? O que é e para que serve o Tratado da Antártica? O clima dos polos influencia o restante do globo? Qual a importância de estudar os polos? E sobre o  Brasil na Antártica? Será que os alunos sabem que existem brasileiros que fazem pesquisa na Antártica? Sabem quais são os principais temas estudados?

3) Incrível! Agora os alunos devem estar ansiosos para conhecer mais e podem querer falar diretamente com um pesquisador que trabalhe no ambiente polar! Ok, você não conhece ninguém:-(... Nenhum problema nisso! Você pode entrar em contato com a APECS pelo e-mail: apecsbrasil@gmail.com e nós podemos indicar para você qual pesquisador está disponível para fazer uma palestra durante a Semana Polar! Caso você queira procurar diretamente a APECS internacional tem uma lista de pesquisadores de todo o mundo que estão disponíveis para participar! É o Cool Speaker! Clique aqui para acessar!

4) Caso você queira saber como os professores de outras instituições desenvolvem o tema em sala de aula sugerimos que acesse o informativo da APECS-Brasil onde publicamos os relatos enviados por professores de todo o Brasil! Acesse clicando aqui!

5) O tutorial desenvolvido para a X Semana Polar Internacional também está bem completo e dinâmico e pode ser uma fonte de inspiração para uma série de novas atividades na sala de aula! Basta clicar aqui e acessar!

Voltar