Minicursos

Abaixo segue a lista de minicursos que serão oferecidos e um breve resumo sobre os mesmos. A duração de cada minicurso será de 3 horas, sendo realizados em um único dia. O minicurso Oficina de Réplicas – moldando e reproduzindo fósseis no campo e no laboratório –  terá duração de 6 horas e será realizado em dois dias. Verifiquem os dias e horários dos minicursos no cronograma para evitar coincidir os horários. Para saber mais sobre os ministrantes acesse o link Convidados.

A Antártica está mais próxima do que imaginamos - 18/09/2014 - 18h às 21h
por Douglas Lindemann
Quando ouvimos falar sobre o continente antártico, imaginamos uma região distante, fria, com muita neve, ventos intensos, inabitável, com poucas horas de sol e de difícil acesso. Realmente muitas destas impressões são verdadeiras. Mas quando o assunto é o clima, a Antártica está bem mais próxima do nosso cotidiano do que podemos imaginar. Apesar da grande distância geográfica o clima aqui do Brasil é bastante influenciado pelo que ocorre na Antártica. Durante este minicurso, vamos  conhecer como a Antártica surgiu, como é atualmente e o que irá acontecer se o clima continuar mudando. Para entender como o clima da Antártica influencia o Brasil vamos aprender  mais sobre o clima da região, como é a variação da temperatura, da radiação, como são os ventos, e quais as características do gelo marinho e continental. E então, você acha que é possível habitar este continente? Venha descobrir conosco!
 
Da sacola plástica ao oceano: os caminhos do consumo (in)consciente e sua práxis escolar - 19/09/2014 - 13:30 às 16:30
por Ailim Schwambach
Estamos vivendo um momento de intensa preocupação com o meio ambiente e a Rio +20, evidenciou a reflexão sobre os atuais problemas planetários em que estamos inseridos, além da renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.  Nestes discursos sobre o atual estado de nosso planeta, percebe-se que há um aumento da poluição do ar, das águas e sabe-se que o consumo de bens materiais de sujeitos (in)conscientes,  têm sido um dos fatores para aumentar estes problemas. Como forma de reduzir estes problemas, torna-se necessário lutar por uma escola e cultura engajadas no processo de construção de um modelo de sociedade ecológica e socialmente sustentável para rompermos estes paradigmas, por isto devemos mostrar ao educando possibilidades de minimizar seu impacto ambiental, bem como sensibilizá-lo para problemática, presente nos oceanos e continentes. Promover estratégias para o trabalho com Educação Ambiental nas instituições de ensino, é um primeiro passo, para construir novos valores, daí a importância do tema deste minicurso.
 
Estudos com sucessão vegetal na Antártica - 19/09/2014 - 13:30 às 16:30
por Jair Putzke
Com 28 anos de pesquisas com vegetação Antártica estão sendo divulgados os primeiros resultados destes trabalhos de longa duração. Através de diferentes métodos estão sendo avaliados liquens, briófitas, fungos e plantas com flor em diferentes ilhas e os dados comparados para avaliar os diferentes fatores que afetam  a distribuição vegetal nesta região. Serão discutidos os métodos e os resultados e sua aplicação à realidade brasileira e a interferência das alterações climáticas globais sobre estes ecossistemas. 
 
Experiências em pesquisa Antártica: de momentos históricos ao presente - 17/09/2014 - 18h às 21h
por Amaury Silva Junior e Jaqueline Brummelhaus 
Como eram as pesquisas científicas brasileiras na Antártica no início da década de 80? Quais foram as condições de trabalho? E as dificuldades? E depois de mais de 30 anos, o que mudou? Sobre isso e muito mais iremos abordar nesse minicurso, com relatos de experiências vivenciadas desde os primeiros passos da pesquisa até os dias de hoje, numa verdadeira linha do tempo gelada!
 
International Spaces: Science and Art common languages in our global society - 17/09/2014 - 18h às 21h
por Julie A. Hambrook Berkman e Yuji Shinozaki Schmidt

Science and art offer us common languages for dealing with global issues. This 3 part mini-course begins with a historical perspective followed by an interactive group activity that builds a decision-making framework for how we can most effectively use science and art to communicate issues that involve humankind.  A review of human evolution on Earth will highlight our development as scientists -observing, questioning, exploring and recording; and as artists- responding, internalizing, creating, and expressing relationships. Selecting examples from the rich collections in the museums of Cambridge University this overview aims to position us in today’s world with a focus on how our actions can help to sustain our Future Earth. Participants will work together in teams by International Space (High Seas, Deep Sea, Antarctica, and Outer Space) to address issues based on briefings and options provided.  You will consider how science and art can inform the public over short and longer terms to resolve these global issues. Materials from this mini-course (International Space briefings and problem-solving activities) will be provided for your future use. This workshop will help you explore the role art can play in communicating about science,  consider the pros and cons of various social-media platforms, and provide you with options to help take care of our home planet.

Oficina de Réplicas - moldando e reproduzindo fósseis no campo e no laboratório - 18/09/2014 - 18h às 21h e 19/09/2014 - 13:30 às 16:30
por Luiz Eduardo Anelli
Esta oficina tem por objetivo o ensino de técnicas básicas para a cópia e reprodução rápida de material fóssil paleontológico ou arqueológico. Diversos tipos de barreiras impedem que fósseis sejam examinados com facilidade, por vezes devido à impossibilidade de serem retirados das coleções científicas nacionais ou no exterior onde se encontram depositados, outras vezes pela sua raridade ou fragilidade, ou então devido à impossibilidade de serem retirados da rocha em trabalhos de campo. No entanto, com o uso de material adequado e técnicas simples, é possível produzir moldes e cópias que possibilitarão seu transporte e exame em laboratórios distantes do seu ponto de origem. Além disso, em um país onde os fósseis são raros e a coleta proibida, como no caso do Brasil, a produção de réplicas pode tornar os raros objetos paleontológicos e arqueológicos acessíveis a todos.
 
O processo de publicação científica: dicas e práticas direcionadas - 18/09/2014 - 18h às 21h
por Fernanda Quaglio
Do início ao fim de um processo de publicação de um artigo científico, muitas etapas devem ser vencidas. Algumas dicas podes podem te ajudar a quebrar os tabus, e este processo para a ser prazeroso e produtivo! Neste minicurso você encontrará dicas de escrita, formatação e submissão de artigos e notas técnicas científicas que te ajudarão na publicação do seu próximo artigo!
 
Sensibilização sobre a proteção dos polos do Planeta Terra: o uso de recursos audiovisuais - 19/09/2014 - 13:30 às 16:30
por Sara Aparício
Vivemos numa era de informação e partilha massificada de imagem e som. Através do Youtube e das redes sociais, está ao alcance de qualquer um transmitir uma mensagem que pode ficar disponível a um número ilimitado de pessoas. O objetivo deste minicurso, consiste na elaboração de um curto vídeo (<2 min.) com o objetivo de transmitir uma mensagem impactante sobre os polos do nosso planeta. Para tal, serão abordadas as fases respeitantes à elaboração de um vídeo: planejamento; captura de imagem e seleção de som, e por fim, elaboração do vídeo. O participante irá deste modo aprender a utilizar um programa de criação de vídeo, bem como as diferentes ferramentas básicas para a elaboração do mesmo.
 
Sob um sol amarelo: origem, evolução e futuro da Vida no universo - 17/09/2014 - 18h às 21h
por Felipe Benites e Guilherme Cauduro
O minicurso irá abordar questões que permeiam a disciplina da Astrobiologia, que é o estudo da vida em uma perspectiva cósmica, desde sua origem no nosso planeta, diversificação e destino no cosmo. Tópicos como; O que é a vida? Seleção natural, DNA e RNA as moléculas da vida, transições do meio aquático para a terra, e de volta outra vez, desenvolvimento e os grandes passos evolutivos, inteligência e criatividade, a vida nos extremos e mundos além do nosso os exoplanetas, habitabilidade, formas alternativas de vida, busca e identificação de vida extraterrestre entre outros tópicos irão compor o minicurso.
 
Tips and Tricks para melhorar as tuas capacidades de comunicação - 18/09/2014 - 18h às 21h
por José Xavier
Conferências e workshops são um componente importante na vida dos cientistas e são oportunidades únicas de mostrar o seu trabalho. Neste minicurso pretende-se abordar como maximizar a tua participação numa conferência ou workshop, como se adaptar a falar inglês (se for o caso), submeter um poster ou uma apresentação oral, o que fazer nos dias da conferência, como preparar o teu poster ou a tua apresentação e sugestões do que precisas de ter em mente numa conferência, tudo isto para te tornar um melhor cientista!
 
Walking softly while conducting human and physical research in polar regions - 19/09/2014 - 13:30 às 16:30
por Russell Fielding
The first part of this short course will focus on being good visitors to the communities and ecosystems in which we conduct research.  We will discuss ways that our research could potentially have negative effects on human and biotic communities and ways that we can lessen these effects.  The notion of being a good guest will be central.  The second part of this short course will apply the lesson of "community" to the community of scholars with which we work.  We will learn the art of the "elevator speech" as a way to convey the essence of our research to colleagues without taking away a lot of their time.  The overall goal of this short course is to learn how to be better members of three communities:  the communities of northern people within which we work, polar ecosystems, and communities of scholars.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

APECS-Brasil

Desculpe o transtorno, site em atualização. Desenvolvido por APECS-Brasil.